A matemática e a música


Desvende o segredo por trás da harmonia musical: onde a precisão dos números encontra a emoção da melodia.

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Por Adriana Morandini Wagner *
Foto: Freepik

A música e a matemática são duas disciplinas aparentemente diferentes, mas que na verdade estão intrinsecamente ligadas. Em sua essência, a música é uma forma de arte que segue padrões matemáticos precisos. Desde o ritmo de uma música até a harmonia e a melodia, tudo segue uma lógica matemática.

A relação entre música e matemática pode ser observada na própria estrutura das notas musicais. A escala musical é composta por sete notas principais, que seguem um padrão matemático de intervalos entre elas. Além disso, a divisão do tempo musical em diferentes ritmos também é regida por princípios matemáticos.

A música também é fortemente influenciada pela matemática na composição de acordes e progressões harmônicas. A harmonia de uma música é fruto da combinação de notas que seguem regras matemáticas de consonância e dissonância, criando uma sensação de equilíbrio e tensão.

Além disso, a matemática desempenha um papel fundamental na interpretação e execução musical. Músicos precisam ter um entendimento básico de matemática para entender a notação musical, contar compassos e ritmos, e realizar improvisações e variações musicais.

Em resumo, a música e a matemática compartilham um vínculo profundo que vai além de simplesmente contar compassos e notas. Ambas são formas de expressão que seguem padrões matemáticos precisos, criando uma harmonia perfeita entre a lógica e a emoção. A união entre música e matemática nos proporciona uma visão mais ampla e profunda de como o mundo ao nosso redor está interconectado e harmonizado.

Pitágoras, filósofo matemático, mostrou que os sons obedecem a uma relação matemática simples. Ele percebeu, usando cordas, que, quanto mais curtas eram, mais agudas ficavam a emissão de seus sons. Esta foi a primeira teoria matemática da música. Em uma lira, Pitágoras construiu uma escala musical baseada em razões simples entre os números inteiros: Uma corda, quando soada na metade do comprimento, é uma oitava acima do som da corda livre, na razão 1/2. Se a corda está em 2/3 de seu comprimento, temos o som de uma quinta mais alta. Em 3/4, uma quarta mais alta.

Podemos ver neste trecho do curta "Donald no País da Matemática" ("Donald in Mathmagic Land"), lançado nos EUA em 26 de junho de 1959 e dirigido por Hamilton Luske, uma explicação bem legal das descobertas de Pitágoras sobre a música.

Assista:

* Adriana Morandini Wagner, professora de Matemática no Instituto Madre Mazzarello, entusiasta da "BOATEMÁTICA", uma abordagem que promove a matemática com um olhar positivo.
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