O que é ser um educador das infâncias?


Hannah Arendt diz que só existe educação porque chegam novos ao mundo. Há, portanto, um encontro entre o que já existe e o que está chegando ao mundo, e essa chegada certamente inaugura algo novo para ambos. O encontro entre esses dois mundos é o novo que nasce. Quem nasce é uma criança. Tudo começa a partir daí.

Entendemos as infâncias como múltiplas, por isso também a necessidade de escrevê-las no plural. Após décadas de estudos, verificou-se que, por muitos anos, a infância era considerada a fase antecedente e preparatória para a vida adulta, desconsiderando todas as suas complexidades, potencialidades e especificidades. Em uma sociedade adultocêntrica, a criança era subestimada e, por muitas vezes, tratada como uma pessoa a ser moldada para se encaixar nos padrões que seriam cobrados no futuro. Entendia-se a infância como o período preparatório para a fase adulta.

Foram anos de aprofundamento nos mais variados campos, por diversos profissionais e estudiosos, até que, finalmente, a infância fosse considerada uma fase com um arsenal de detalhes, características e necessidades. Cada criança é um ser singular e possui suas particularidades, histórias e experiências; inseridas nos mais variados contextos sociais, vivenciam e contemplam uma realidade única. Esta criança está inserida, desde antes do seu nascimento, em um mundo dinâmico, vivo e mutável.

Voltemos nosso olhar para este mundo. Jorge Larrosa diz que “o centro da educação não é o professor, não é o aluno, é o mundo”. É nele, com ele, a partir dele e para ele que se dão as aprendizagens, os ensinamentos; a vida. Ser um educador das infâncias é uma tarefa significativa e desafiadora. Essa prática envolve oferecer ambientes acolhedores e estimulantes, com práticas adequadas à faixa etária, oportunizando vivências para que as crianças explorem, aprendam e se desenvolvam, objetivando a formação de um ser integral.

Como há diversos tipos de crianças, também temos diversos tipos de educadores. Explanemos, em especial, sobre o educador salesiano das infâncias. Afinal, educar vai muito além de ensinar. É o exercício do olhar atento, da acolhida e do direcionamento. É ser escuta ativa. Ouvir é fundamental. O educador deve estar atento às necessidades e interesses das crianças. Isso permite que ele adapte suas práticas pedagógicas e crie um ambiente de confiança, oferecendo condições para que essa criança evolua em suas potencialidades diversas.

Este educador atua como um mediador, diante da importância do protagonismo infantil. Entre suas inúmeras funções, está a de auxiliar as crianças a se reconhecerem como seres pertencentes, com vez e voz na sociedade atual; de ajudá-las a entender seus sentimentos, encontrar soluções pacíficas e aprender a se comunicar de forma eficaz.

Ser educador salesiano das infâncias é ser presença e estar presente. Significa estar por inteiro com as crianças, não somente de forma física, mas também emocionalmente disponível para interações expressivas.
Construir, proporcionar, criar, brincar, desafiar, envolver, direcionar, estimular, promover. Verbos ativos intrínsecos ao fazer docente deste educador, que intencionaliza essas ações no cotidiano educacional, promovendo o aprendizado significativo.

Dom Bosco diz que, em todo jovem, há um ponto acessível ao bem; e que cabe ao educador buscar esse ponto, essa corda sensível do coração. É na equidade entre o amor e a firmeza que o ato de educar se faz efetivo e valioso.

Ser um educador salesiano das infâncias é permear a missão de educar na razão, religião e amorevolezza. É ser presença, escuta, acolhimento e segurança. É transformar em ações contínuas e diárias a certeza que Dom Bosco já sinalizava: que “educação é coisa do coração”.

* Texto produzido pelos educadores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Instituto Madre Mazzarello. Foto: Freepik
Garanta sua matrícula agora!
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.