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O Currículo da RSB-Escolas está organizado em seis Cadernos, que tratam sobre: Pressupostos Teóricos, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Metodologias e Avaliação e Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional.

 

O Currículo da RSB-Escolas foi elaborado no período de setembro de 2019 a março de 2022, pelas então diretoras executivas da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ana Paula Costa e Silva, e pela assessora pedagógica, Maria Leoneide Rodrigues, com a colaboração de especialistas e de Grupos de Trabalho, constituídos por animadores e membros das comunidades educativo-pastorais da RSB-Escolas.

A Ir. Adair Aparecida Sberga ressalta que o Currículo está sistematizado em Cadernos para facilitar a organização e a apreensão dos conteúdos pelos educadores. “A partir da BNCC, todas as redes de ensino foram convidadas a elaborar os seus currículos e a RSB-Escolas abraçou essa causa com determinação e contou com Grupos de Trabalho, composto por educadores salesianos das várias regiões do país, para ampliar a discussão a partir da vivência pedagógica e do fortalecimento da Rede. Esse Currículo, que traz os marcos legislativos, as concepções pedagógicas, os referenciais didáticos e metodológicos, os princípios e valores salesianos, é o balizador para que as equipes técnico-pedagógicas e os educadores construam os Projetos Políticos Pedagógicos Pastorais locais de forma consistente e inovadora”, ressalta.

A formalização do Currículo da RSB-Escolas completa os referenciais institucionais salesianos, que tiveram início com as Diretrizes Pedagógico-Evangelizadoras, seguidas do Caderno de Estudos para o Ensino Religioso e da Pastoral Escolar, da Matriz de Referência para o Ensino Religioso e das Diretrizes da Educação Infantil.

A estrutura inovadora do Currículo também merece destaque, por trazer orientações acerca das concepções de currículo, das metodologias e da avaliação, com o uso de linguagem acessível de orientação, assegurando a compreensão da proposta. Há ainda o Caderno 6, dos Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional, que será referência para a implantação de um sistema inédito de avaliação institucional no Brasil. Todos os Cadernos foram validados por especialistas renomados da educação brasileira e da própria RSB.

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“É um processo formativo muito bem desenhado, voltado para todos os setores das escolas, desde os professores até as equipes gestoras e pedagógicas.”

Formação

O Currículo da RSB-Escolas é o resultado de um processo amplo e participativo de elaboração. Da mesma forma, a ideia é que as comunidades educativo-pastorais das escolas salesianas não apenas recebam o material, mas que se envolvam com a sua implantação. Para isso, a RSB-Escolas promoveu uma série de atividades formativas para os educadores e equipes gestoras e pedagógicas das escolas.

Todas as unidades da RSB-Escolas e Inspetorias (dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora) receberam exemplares do Currículo no decorrer dos meses de maio e junho. O lançamento do material foi feito em 18 de maio, por meio de um webinar no qual Ir. Adair Sberga, Ana Paula Costa e Silva e Maria Leoneide Rodrigues apresentaram os Cadernos.

Na sequência, foi realizada uma mesa redonda com a participação de Roberta Guedes, gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), que tratou sobre “A concepção do Currículo no contexto contemporâneo”; Ester Galvão, do Fórum Nacional de Educação (FNE), que abordou “A gestão do Currículo na escola: aplicação na prática”; e Suely Menezes, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), a qual apresentou “Considerações sobre o Currículo da RSB-Escolas”, ressaltando a sua qualidade, consistência, adequação ao novo contexto da educação e os princípios salesianos, como marca forte da sua identidade.

O percurso formativo incluiu outros seis encontros on-line, realizados entre 19 de maio e 21 de junho, para refletir com as equipes das escolas sobre: “Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional”, “Educação Infantil”, “Metodologias Ativas e Neuroaprendizagem”, “Ensino Fundamental”, “Novo Ensino Médio” e “Avaliação”.

Implantação

“É um processo formativo muito bem desenhado, voltado para todos os setores das escolas, desde os professores até as equipes gestoras e pedagógicas. Além desses encontros formativos nacionais, as escolas terão acesso a um Guia que orienta o processo de implantação do Currículo, dando o suporte necessário para que realizem localmente encontros com a equipe técnico-pedagógica, professores e colaboradores, para que cada educador salesiano se aproprie do Currículo e possa adaptá-lo à sua realidade”, destaca Ana Paula.

Maria Leoneide explica que o Guia de Implantação do Currículo tem como propósito apoiar as escolas salesianas no percurso formativo e será disponibilizado em dois volumes, no formato digital. “O primeiro trata, especificamente, do estudo dos Cadernos 1, 2, 3, 4 e 5, com roteiros de leitura e estudo, que trazem direcionamentos para reflexões de tópicos específicos, sugestões estratégicas para um trabalho colaborativo e trocas de experiências entre os educadores, além de sugestões de autoavaliação e de possibilidades de ampliação do percurso formativo. O segundo volume trata do estudo e aplicação do Caderno 6, com orientações para implantação do Ciclo de Melhorias com base nos Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional”, completa.

A Ir. Lúcia Jacinta Finassi, atual coordenadora da RSB-Escolas, reforça que o momento agora é de investir na implantação do Currículo, para que as escolas possam usufruir de todas as metodologias e inovações propostas. “Vou acompanhar as escolas para que aproveitem muito este material, que é inovador e pelo qual as nossas comunidades educativo-pastorais estavam esperando muito. Espero que as escolas valorizem todo esse trabalho que foi feito pela RSB-Escolas!”, conclui Ir. Jacinta.

Saiba mais sobre os cadernos do Currículo da RSB-Escolas!

O Caderno 1 – Pressupostos Teóricos, como o título revela, apresenta a base teórica para a elaboração do material, incluindo a concepção de currículo que foi adotada, os marcos da legislação brasileira e a proposta da escola católica salesiana a partir do Sistema Preventivo, entre outras temáticas. Este primeiro caderno também elucida a importância do Currículo para o processo pedagógico-evangelizador nas escolas salesianas: “O que se propõe para as escolas é um currículo que tem, no bojo da sua concepção teórico-prática, o viés do projeto de vida dos estudantes como o núcleo irradiador de todo o processo pedagógico-evangelizador. Dessa forma, atendendo às necessidades e às expectativas dos atores sociais da escola, o currículo explora ao máximo as possibilidades de trocas de reflexões, de experiências e de vivências; fortalece o protagonismo juvenil; propõe o exercício consciente da cidadania e da prática dos valores humanos e cristãos, em vista do desenvolvimento humano, social, cultural e espiritual de crianças, adolescentes e jovens”.

Os Cadernos 2, 3 e 4 tratam especificamente das etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No Caderno 2 destacam-se como elementos inovadores os capítulos que abordam os compromissos curriculares da Educação Infantil, a proposta de organização curricular de acordo com os campos de experiências propostos pela BNCC e a matriz curricular com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos da RSB-Escolas. O Caderno dedicado à etapa da Educação Infantil demarca a concepção de infância adotada no material, descrita como “um período significativo do desenvolvimento humano, que não acontece de maneira linear nem é vivenciado de maneira igualitária por todas as crianças”. Ressalta, ainda, que “no ponto de vista que norteia este Currículo, a criança tem importância pelo que é, e não pelo porvir”.

No Caderno 3, o destaque é para os quadros demonstrativos das Competências Específicas em cada área do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso; além das propostas de transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.

Voltado para a última etapa da Educação Básica, o Caderno 4 está alinhado com as mudanças estruturais propostas pela BNCC e com as determinações nacionais para a implantação do chamado Novo Ensino Médio. Além de apresentar um histórico da estrutura e da oferta do Ensino Médio no Brasil e detalhar as atuais legislações para o segmento, o Caderno tem orientações específicas para as dez Competências Gerais da BNCC e sua aplicação no contexto da cultura juvenil a partir do protagonismo dos estudantes e educadores, bem como uma descrição dos itinerários formativos na Rede Salesiana. “Com pilares de uma educação para a formação integral da pessoa, para o protagonismo juvenil e para construção do projeto de vida, a escola procura cumprir seu papel central de promover ambientes de aprendizagem em espaços de exercícios de sociabilidades, pautados no desenvolvimento dos saberes científicos, nos valores evangélicos e nos direitos humanos e sociais, tão caros e urgentes à sociedade contemporânea”, afirma-se no documento.

O Caderno 5 – Metodologias e Avaliação representa outra inovação do Currículo da RSB-Escolas, que é ter um material específico com orientações fundamentadas e práticas para subsidiar os educadores no fazer pedagógico centrado na aprendizagem e no protagonismo dos estudantes nos processos de avaliação contínua. Este Caderno é inovador no conceito de avaliação formativa, promovendo uma transição da avaliação “da aprendizagem” para processos de avaliação “para a aprendizagem” e por trazer um repertório de Metodologias alinhadas ao trabalho com competências e habilidades.

Por fim, o Caderno 6 – Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional propõe à escola uma ferramenta para auxiliá-la em sua autoavaliação e lhe fornecer evidências que possibilitem a estruturação, o planejamento, a organização, o monitoramento e a inovação contínua, de modo a conduzir a instituição rumo à excelência na ação acadêmica e em todos os setores e serviços prestados à comunidade.

A organização desses Parâmetros foi possível a partir da parceria com a Universidad Diego Portales, do Chile, e da formação de um Grupo de Trabalho composto por animadores, diretores, coordenadores pedagógicos, de pastoral e de comunicação, orientadores educacionais, secretários escolares e administradores/ ecônomos de escolas da RSB, que elaboraram um Caderno consistente e amplo, que visa sistematizar referenciais de qualidade para que as escolas possam autoavaliar-se e traçar seus planos de melhorias e inovação.

Entre as inovações que podem ser destacadas neste Caderno 6 estão: a criação de rubricas e critérios de avaliação para cada setor da escola, uma plataforma (que está em construção) para o processo de autoavaliação institucional e para o gerenciamento de dados e acompanhamento da execução dos Planos de Melhorias  um modelo para o Plano Anual de Melhorias, e a descrição dos Mapas de Competências Profissionais para cada um dos cargos da escola.

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Política de Privacidade

Versão 02 | Dez/2022

A Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP), CNPJ 63.019.772/0001-95, com sede na Rua Três Rios, 362, São Paulo, é uma instituição de natureza beneficente, filantrópica, educacional, confessional e salesiana. Na instituição salesiana, privacidade e segurança são prioridades e, para além das normas legais, esta política é construída e conduzida sob a inspiração dos princípios e valores humano-cristãos.

Esta Política de Privacidade se aplica a: associadas, empregados, estagiários, estudantes, representantes, voluntários, potenciais estudantes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviço, utilizadores de suas plataformas digitais, quaisquer outros indivíduos identificáveis ou identificáveis interessados em suas atividades e serviços que interagem com o COLÉGIO; e informa seus direitos, conforme Art. 18 da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Abrange atividades de coleta de dados físico e digital, por meio de nossos vários canais, incluindo - mas não limitado a – plataformas digitais, serviço de atendimento, formulários em papel, relativos a todos os serviços educacionais do colégio e a este relacionados e que estão definidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

A Política tem como propósito

  • explicar ao Titular os respectivos direitos em relação aos seus dados pessoais coletados e tratados por nós, e de que forma protegeremos a sua privacidade;
  • garantir que o Titular entenda quais dos seus dados pessoais coletamos, as razões pelas quais os coletamos e utilizamos, além de com quem os compartilhamos;
  • explicar como utilizamos os dados pessoais compartilhados pelo Titular.

Esperamos que a presente Política auxilie o Titular a compreender os nossos compromissos referentes à sua privacidade.

DEFINIÇÕES

Para os fins desta Política, as expressões abaixo terão o seguinte significado:

“LGPD” Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/2018);

“Legítimo Interesse” base legal de tratamento de Dados Pessoais prevista nos artigos VII, IX e X da LGPD, e tem como fundamento avaliar, em suma; a legitimidade e legalidade dos interesses do Colégio ou de terceiros para a realização de determinado tratamento de Dados Pessoais; a avaliação da efetiva necessidade do tratamento para a finalidade pretendida pelo Colégio; e o equilíbrio entre os interesses do Colégio ou de terceiros e os direitos do titular, incluindo suas expectativas legítimas em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais;

“Dados Pessoais” informação relacionada à pessoa física identificada ou identificável de forma direta ou indireta;

“Dados Pessoais Sensíveis” racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou orientação sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

“Política” política de privacidade que tem como intuito regular os direitos e deveres do Colégio no que tange à proteção de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis;

“Plataformas digitais ou Plataformas” sites, aplicativos, redes sociais, sistemas e softwares utilizados pelo Colégio;

“Potenciais Estudantes” indivíduos que não estão matriculados no Colégio, mas estão na fase de conhecimento ou pré-matrícula no Colégio;
“Representantes” pais, representantes legais e financeiros dos Estudantes ou Potenciais Estudantes; “Serviços” serviços educacionais prestados pelo Colégio;
“Titular de Dados” pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS

A LGPD confere aos Titulares de Dados direitos relativos aos seus respectivos dados pessoais. Conforme previsto nos termos da legislação aplicável e salvo se limitados por ela, os direitos previstos aos indivíduos são os seguintes:

  • Direito de confirmação da existência de tratamento;
  • Direito de acesso aos dados;
  • Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
  • Direito à eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas na LGPD;
  • Direito à informação das entidades públicas e privadas com as quais o Colégio realizou uso compartilhado de dados;
  • Direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Direito à revogação do consentimento, nos termos da LGPD.

Sobre dados pessoais de crianças e adolescentes

O COLÉGIO solicita, coleta, processa, armazena ou compartilha, conscientemente dados pessoais de crianças e adolescentes diretamente dos seus pais ou responsáveis legais, e com anuência explícita, e de acordo com as regras e legislações vigentes e de acordo com os nossos interesses legítimos, sendo observada, além da Lei Geral de Proteção de Dados, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para quais fins são utilizados seus dados

a) Cumprir as obrigações contratuais;
b) Cumprir as obrigações previstas na legislação aplicável;
c) Conhecer melhor nossos titulares e personalizar as iniciativas pedagógicas, promocionais e publicitárias, caso eles concordem em recebê-las;
d) Para manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
e) Para fins adicionais não relacionados com a gestão da sua relação contratual, desde que nos forneça novo consentimento;
f) Para uso no legítimo interesse da instituição, conforme contrato de prestação de serviços, nos limites da lei.

FORMA DE COLETA DOS DADOS PESSOAIS

Fornecidos diretamente pelo Representante

a) quando realiza o cadastro físico na Secretaria do Colégio, por telefone ou pelo site do Colégio, demonstrando o interesse na contratação dos Serviços;
b) quando faz a matrícula do Estudante no Colégio, ou preenche os documentos relativos à matrícula;
c) quando acessa as Plataformas Digitais;
d) quando atualiza o cadastro do Estudante, preenche formulários ou fornece informações pelas Plataformas Digitais;
e) pelos titulares no dia a dia da prestação dos Serviços, contatos, relatórios, avaliações e outras atividades do Colégio.

Coletados diretamente do Estudante

a) ao longo da prestação dos Serviços Educacionais, por meio de avaliações, provas, simulados, anotações de sala de aula, observação e avaliação comportamental, entrevistas e reuniões com o corpo docente e coordenação do Colégio, e todo e qualquer outro meio usual para a prestação de serviços desse gênero;
b) por meio de fichas, formulários, questionários, fichas de inscrição, listas de presenças e outros documentos usuais para a prestação de serviços educacionais e serviços associados ou acessórios.

Fornecidos para acessar as dependências do Colégio

Coletamos dados pessoais de toda e qualquer pessoa que acesse ou busque acessar o espaço privativo do Colégio, por meio de cadastro temporário ou permanente, seja na portaria e/ou na Secretaria do Colégio, em vista da segurança da Comunidade Educativa.

Coletados pelas Plataformas Digitais

É possível a coleta automática pelas Plataformas de algumas informações técnicas, incluindo, mas não limitadas a: aplicativo, IP de conexão (com data e hora de acesso), localização geográfica aproximada, informações sobre o uso das Plataformas Digitais, duração da visita e páginas visitadas, software e navegador utilizados para acessar as Plataformas Digitais, sistema operacional e sua versão do dispositivo utilizado, entre outros.

Coletados sobre o dispositivo de acesso

É possível a coleta automática pelo dispositivo de acesso com os seguintes dados: modelo, fabricante, sistema operacional, operadores de telefonia, software, navegador e velocidade da conexão.

Fornecidos por terceiros

Em virtude da prestação dos Serviços, também coletamos dados pessoais dos Titulares por meio de terceiros autorizados pelos Responsáveis, como por exemplo: especialistas, médicos, terapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde ou de assistência ao desenvolvimento do Titular de caráter particular que sejam autorizados e se disponham a compartilhar tais dados pessoais com o Colégio.

Ainda, podemos receber recordações fotográficas dos Titulares durante o exercício do ano letivo diretamente de empresas parceiras.

Uso de cookies

O COLÉGIO usa os seguintes tipos de Cookies em suas plataformas digitais:

  • Cookies de sessão: é um cookie específico do servidor que não pode ser transmitido a nenhuma máquina diferente da que gerou o cookie. O cookie de sessão permite que o navegador se reidentifique para o servidor único e exclusivo no qual o cliente tinha anteriormente se autenticado.
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Para maiores informações sobre o Google Analytics e o Google Adsense, consulte as FAQs oficiais sobre privacidade.

Com quem o colégio compartilhará os dados pessoais

  • Autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal;
  • Quando necessário para as atividades comerciais e aos serviços prestados pelo Colégio;
  • Empresas parceiras para fins publicitários e estatísticos;
  • De forma automática, entre mantenedora e mantidas.

Retenção, término e descarte de dados pessoais

Os dados coletados permanecerão armazenados de forma segura e, inclusive, anonimizados, se necessário, e sempre se observando a especificidade de serviço prestado.
Para a manutenção desses dados se observará não apenas as regras de coleta previstas pela Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, mas também as leis e normas que lhe exigem ou lhe permitem a conservação e guarda por um tempo maior, ou mínimo, de determinados dados, independente do consentimento ou vontade do titular. É possível que os prazos mencionados acima sejam alterados por mudanças nas respectivas leis, normas, regulamentos e afins, o que não implicará necessariamente a atualização imediata desta Política de Privacidade, caso a forma de tratamento de dados não seja impactada por essas alterações.

Portanto, as bases legais eventualmente existentes e vigentes que permitam ao Colégio realizar o tratamento de determinados dados pessoais, mesmo sem o consentimento do seu titular, sobrepõe-se a sua menção ou não neste documento.

Os dados coletados que não são mais necessários ou cujo prazo de guarda tenha expirado são destruídos por incineração ou qualquer outro meio adequado e seguro, em periodicidade legal ou anual pelas equipes gestoras do Colégio.

Segurança de Dados Pessoais

Estabelecemos medidas de segurança apropriadas para impedir que seus Dados Pessoais sejam acidentalmente ou ilicitamente acessados, perdidos, alterados, utilizados ou divulgados de maneira não autorizada. Elaboramos normas e procedimentos operacionais complementares para lidar com qualquer suspeita ou ocorrência de violação de Dados Pessoais e adotaremos as medidas estabelecidas internamente ou na lei caso esta ocorra.

O COLÉGIO exige que todos seus colaboradores e prestadores de serviço observem e sigam as normas internas, tais como: Código de Ética e Conduta contendo o regulamento interno e Política de Proteção à Infância e Adolescência que são procedimentos e orientações estabelecidas para o cumprimento da presente Política de Privacidade.

Seguimos princípios e diretivas de Segurança da Informação, como:

a) Em relação ao Titular: seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus dados pessoais tenham sido coletados.
b) Em relação aos processos: revisar periodicamente, avaliar o desempenho, melhoria contínua, entre outros. c)Em relação aos meios tecnológicos: aplicar mecanismos de autenticação, criptografia, sistemas de monitoramento, sistemas de detecção e prevenção de intrusão, soluções anti-malware, redundância de serviços, cópias de segurança, assinatura digital (rastreabilidade), segregação de redes de telecomunicação, entre outros meios.

Toda e qualquer solicitação, pedido de informação ou exercício de direitos do Titular de Dados poderá ser enviada para o e-mail: contato.lgpd@salesianas.com.br, aos cuidados do Encarregado de Dados (DPO). O Titular de Dados deverá informar:

a) Nome completo do Titular de Dados;
b) Número de RG ou CPF do Titular de Dados;
c) Descrição da solicitação.

Eventualmente, outras informações ou documentos podem ser solicitados para o atendimento da requisição, caso haja dúvida sobre a veracidade das informações prestadas ou sobre a identidade do Usuário.

É de nossa responsabilidade, após o recebimento de sua comunicação, validar, investigar e responder, dentro de prazo razoável, qualquer solicitação sobre a forma como tratamos seus dados pessoais.

Esta Política de Privacidade pode passar por atualizações sempre que necessário em vista de melhorias, maior segurança ou adequações.

A Associação se compromete a responder às suas solicitações ou esclarecimento de dúvidas que não estejam nesta Política de Privacidade.

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