Projetos - Educação Infantil e 1º Ano

ESPIRITUALIDADE

A Educação alegre, lúdica, acolhedora é praticada por Dom Bosco e Madre Mazzarello e é a tônica da educação salesiana. É uma proposta que valoriza o protagonismo e as potencialidades das crianças e jovens. Dessa maneira, esse trabalho desenvolve competências e habilidades que nos tornem capazes de:

Encontrar o sentido de sua vida num contexto mutável, flexível, de múltiplos significados;
Saber agir com alegria e entusiasmo diante da vida;
Descobrir o prazer de construir a própria identidade com liberdade, responsabilidade e fraternidade;
Comprometer-se consigo mesmo e com os outros, mediante a vivência de uma cidadania ética, ativa e responsável;
Desenvolver autonomia.


HORTA SOLIDÁRIA

Alinhado à BNCC, esse projeto possibilita a exploração das crianças no ambiente, relacionando-se com pessoas e estabelecendo contato com os pequenos animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Nessa perspectiva, o nosso projeto proporciona atividades que desenvolvam a curiosidade e possam potencializar o interesse das crianças pelos fenômenos físicos e naturais, provocando encontro com o desconhecido, criando situações com as quais eles poderão compreender o mundo em que vivem. 

Essa temática possibilita observações diretas das crianças na própria escola, favorecendo o estudo para essa faixa de idade. Assim, as crianças estarão em contato com a terra, a água e as plantas, descobrindo e explorando o mundo que as rodeiam de forma ativa e participativa. 

A horta, inserida no ambiente escolar, torna-se um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, unindo a teoria e a prática contextualizada. No final do projeto, as crianças entregam os alimentos às escolas públicas ou comunidade carente. 

 

Objetivos:

Promover a reflexão sobre a promoção de saúde individual e coletiva;
Conscientizar o educando sobre a importância dos alimentos;
Incentivar o cardápio saudável através da culinária;
Vivenciar o cultivo dos alimentos;
Observar e verbalizar diferenças e semelhanças entre os alimentos;
Observar e nomear algumas partes das plantas;
Incentivar a importância da água;
Incentivar o cuidado com a natureza e nosso mundo;
Vivenciar experiências significativas;
Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender;
Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;
Desenvolver habilidades socioemocionais: gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.  

 

RODA DE HISTÓRIA

A contação de histórias é um instrumento importante no estímulo à leitura.


Objetivos: 

Incentivar a leitura;
Desenvolver a oralidade e aumentar o vocabulário;
Estimular a criatividade;
Interpretar o que lê e desenvolver o senso crítico;
Formar bons leitores de objetos complexos;
Diferenciar as marcas gráficas figurativas e não figurativas;
Refletir sobre o sistema de escrita;
Compreender o significado social da leitura;
Desenvolver comportamento leitor, tendo o professor como modelo.

 

CUIDADOS COM O CORPO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

É preciso desenvolver hábitos alimentares saudáveis nas crianças e conscientizá-las da importância de uma boa alimentação para que tenham boa saúde.

Objetivos:

Alertar quanto aos perigos de uma má alimentação;
Conscientizar quanto aos benefícios de uma alimentação saudável;
Identificar quais hábitos alimentares são saudáveis;
Ensinar a importância de higienizar os alimentos;
Desenvolver capacidade analítica e interpretativa nos alunos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;
Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
Trabalhar a linguagem oral e escrita.

 

ROBÓTICA

Kit de Robótica promove o aprendizado na prática, com atividades colaborativas e desenvolvidas com base na abordagem STEAM e na aprendizagem maker. As expectativas de aprendizagem indicam que as crianças possam reconhecer e executar comandos simples nas brincadeiras e outras atividades infantis. Os objetivos da robótica são: desenvolver conceitos de programação, conceitos de lógica, noção de espaço, noção de distância, lateralidade, cores, formas e sequência, interação ativa da criança com os materiais e proporcionar aos estudantes um aprendizado sobre Robótica e Pensamento Computacional a partir de atividades em contextos familiares e que estimulem o protagonismo e a criatividade.

 

 

MATERNAL

MÚSICAS E CANTIGAS
ARTES 


INFANTIL I

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Confeccionar brinquedos e reviver brincadeiras, realizando momentos que dizem muito sobre o tempo, a cultura e suas características.


Objetivos:

Promover a socialização e interação entre criança;
Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima;
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
Reaproveitar materiais.

 

INFANTIL II

OBRAS DE ARTE

Propor atividades que levem a criança a desenvolver a sua criatividade;
Desenvolver atividades artísticas como área de conhecimento tanto no aspecto histórico-cultural como na vivência artística;
Desenvolver a habilidade artística;
Proporcionar momentos de descobertas.

 

INFANTIL III

MONTEIRO LOBATO

Conhecer diferentes modos de vida de outras épocas;
Ampliar o gosto pela leitura de obras clássicas pertencentes à nossa Cultura;
Participar da construção da linguagem e da escrita, desempenhando papel de protagonista do processo.
 Instigar a curiosidade;
Compartilhar e aceitar diferentes pontos de vista nas diversas interações;
 Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo (situações de registros espontâneos e produção de textos tendo o professor como escriba);
Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos, tais como: observação, comparação, leitura de textos informativos (leitura de imagens, leitura por antecipação de significado, leitura realizada por adulto)


1° Ano 

BRINCAR  É IMPORTANTE

Oferecer condições para que as crianças sejam protagonistas do desenvolvimento de soluções para situações-problemas, por meio de possibilidades criativas, para lidar com o tema da sustentabilidade e da convivência cidadã.


Objetivos:

Conhecer diferentes brinquedos e brincadeiras relacionados a diferentes culturas;
Respeitar e valorizar as preferências individuais de cada um;
Reconhecer possibilidades para produzir ou ressignificar objetos que podem ser utilizados como brinquedos;
Compreender a importância do brincar coletivo;
Experimentar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais;
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, favorecendo a construção de vocabulário e repertorio relativos às diferentes linguagens artísticas
Promover o trabalho em equipe, incentivando a comunicação e interação entre o grupo;
Desenvolver habilidades de tomada de decisões, diálogo e compartilhamento de ideias.