Modelo de Simulação da ONU

O que é?

A proposta dos modelos das Nações Unidas é expor os estudantes ao ambiente diplomático em que é administrada a política internacional. Neles, breves conferências são simuladas, e os alunos atuam nos procedimentos de negociação, buscando entender a política externa do país representado e formulando estratégias para tentar solucionar os conflitos.

O formato permite que os alunos delegados desbravem o complexo mundo da diplomacia e desenvolvam suas habilidades de negociação e argumentação, como fazem os diplomatas diante das grandes questões internacionais, ou seja, é uma grande oportunidade para aqueles que tem a ambição de aprender algo novo e de trabalhar com pessoas para mudar o mundo.

(Fonte: Jornal USA -  Departamento de Estado dos EUA, nº 12v.16, set. 2012) 

 

ONU – Organização das Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 Estados. Foi fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social e buscar melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.

Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI). Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos – tais como Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF –, compõem o Sistema das Nações Unidas.

 

Objetivos:

  • Promoção do desenvolvimento acadêmico do estudante.
  • Desenvolvimento de Habilidades Individuais.
  • Contribuição para a integração social.

Publico alvo: Estudantes Ensino Médio

Responsáveis: Professores coordenadores de cada escola.

Participantes: Colégio de Santa Inês (SP), Instituto Madre Mazzarello (SP), Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (SP) e Instituto Santa Teresa (Lorena SP)

Número de vagas: 250

Investimento : Gratuito

 

Comitês:

  • Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)
    Tema: Refugiados do século XXI

  • Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
    Tema: Conferência do Clima – Paris 2015

  • Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS)
    Tema: Iraque e Síria: os interesses geopolíticos das nações centrais

  • Tribunal Penal Internacional  (TPI)
    Tema: Atrocidades aos Direitos Humanos em Ditaduras Contemporâneas

 

GUIA DO PARTICIPANTE : Será entregue na confirmação da participação

 

Para mais detalhes sobre delegações e países, clique aqui

Para acessar o formulário de cadastro clique aqui