Ação Voluntária

Tem como objetivo oferecer às pessoas interessadas – jovens (alunos, ex-alunos), professores, funcionários, colaboradores e pais de aluno – vivências e práticas de solidariedade social, como meio de exercício da cidadania, quer em seu ambiente de trabalho, bem como em instituições ou grupos organizados para o trabalho social.

Ser voluntário é participar ATIVAMENTE da transformação da realidade social de nosso País, pois a responsabilidade pela garantia de um mundo melhor está nas mãos de todos.

O voluntariado é uma forma de doação de capacidade intelectual, de trabalho e de tempo. O exercício da cidadania.

CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS:

PROJETO DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE

Proporcionar atendimento especializado de psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas, advogados, médicos e professores particulares que, em seu próprio local de trabalho, assistem famílias em situação de dificuldade econômica. Esses profissionais são pessoas da comunidade educativa do Mazzarello, que se sensibilizam com a realidade social que nos cerca e, que de algum modo, desejam colaborar na construção de uma sociedade mais justa.


PROJETOS NO JARDIM PERI

A. Projeto Felicidade não tem idade (R. Francisco Arcuri, 149)
Atuamos no Asilo Casa Rainha da Paz, que é mantido pelas Irmãs da Caridade (da Congregação de Madre Teresa de Calcutá) e abriga moradores de rua abandonados, recolhidos por motivo de doença e desnutrição. Atualmente, são 18 internos.
As voluntárias trabalham diretamente com os idosos, na manutenção dos ambientes e na cozinha.


PROJETOS NA PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA ( R. Sete Cachoeiras, 35 – Jardim Antártica)

A. PROJETO EU QUE FAÇO!

Aulas mensais de artesanato para proporcionar novas oportunidades às pessoas da comunidade local, que, além de desenvolverem seus talentos pessoais, terão condições de melhorar a renda familiar, se assim o desejarem.
Voluntárias responsáveis: Anacélia Carmo de Oliveira / Maria Angela Ravasi Callado

B.RODAS DE CONVERSA…

Encontros mensais com as crianças e os adolescentes da comunidade local, para tratar de assuntos do cotidiano e de relevante importância na vida diária da comunidade.

Voluntárias responsáveis: Pedagoga Alda Romboli Greghi / Fonoaudióloga: Cassandra R. Greghi

C.RODAS DE HISTÓRIA…

Encontros mensais, com as crianças da comunidade local, para que tenham contato com livros e leitura. Depois de ouvirem a história, fazem uma reflexão para a vida cotidiana. Essa é uma grande oportunidade de aprender, brincando...
Voluntárias responsáveis: Pedagoga Alda Romboli Greghi / Fonoaudióloga Cassandra R. Greghi / Educadora: Fátima Maria Ferrari


PROJETOS NA EMEF ZILKA SALABERRY DE CARVALHO ( R. Antonio de França Heorta, 35 – Jardim Antártica)

A. PROJETO ESTREITANDO LAÇOS!

Encontros mensais com, aproximadamente, vinte e cinco alunos dessa instituição de ensino, do 3º ao 5º ano, para enfocar temas que melhorem a socialização, as habilidades sociais e a autoestima do grupo.
Voluntária Responsável: Pedagoga Cleide Gomes Bueno.

 

B. PROJETO DE PROSA EM PROSA

Palestras semestrais com os alunos escolhidos pela coordenação pedagógica e direção da instituição de ensino. A palestrante abordará um tema de relevância para o grupo (escolhido pela equipe pedagógica) e, desse modo, proporcionará o enriquecimento do conteúdo programático dos educandos.

Voluntárias responsáveis: Biomédica e Profa. Maria Emília Ruggeri Pastorino e a Médica Sandra Pedersoli.