Salesianas

Quem são?

As Salesianas são, na Igreja, uma família religiosa nascida do coração de Dom Bosco e da intuição e fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello.

Em Turim a escolha de Dom Bosco de fundar uma instituição em favor das jovens resultou da solicitação de várias pessoas; da constatação do estado de abandono e pobreza em que muitas jovens se encontravam; do contato com vários Institutos femininos; da profundidade da sua devoção mariana; da confirmação do Papa Pio IX que o encorajou nessa direção e ainda por repetidos “sonhos” e fatos extraordinários que ele mesmo contou.

As Salesianas chamam-se oficialmente “Filhas de Maria Auxiliadora” porque foi a Virgem quem revelou a Dom Bosco a vontade de Deus com relação a esta nova presença na Igreja e, exatamente por isso, o Santo repetia: “Vocês pertencem a uma congregação que é toda de Maria.”

Atualmente estão presentes nos cinco continentes. São cerca de 13.500 FMA trabalhando em mais de 1400 comunidades espalhadas por 94 países dos cinco continentes.

No Brasil estamos presentes em quase todos os Estados, num total de mais de 850 Irmas que atuam em 123 Obras

As Filhas de Maria Auxiliadora querem viver para a glória de Deus realizando serviço de evangelização e educação entre crianças e jovens, especialmente os mais pobres, percorrendo com eles o caminho da santidade na alegria e comunhão. Entre nós, dizia Dom Bosco, “foi Ela (Maria) quem tudo fez”. Ela é nossa intercessora junto de seu Filho Jesus, Salvador. É a nossa Auxiliadora. Somos o “monumento vivo” da gratidão de Dom Bosco à Auxiliadora. Somos o seu agradecimento prolongado no tempo.

Carisma - Missão

Nós, Filhas de Maria Auxiliadora, entregamos alegremente nossa vida ao Senhor tornando-nos entre os jovens “sinais e expressão do seu amor primeiro”. V ivemos em Comunidades fraternas e nossa espiritualidade é eclesial, eucarística e mariana. Nós a vivemos na paixão apostólica especialmente em favor dos/das jovens mais necessitados/as.

Trabalho Apostólico

Atuamos em Colégios, Universidades, Obras Sociais, Paróquias, Catequese, Oratórios, Centros Juvenis, Formação de Lideranças, Educação à Cidadania, Pastoral da Juventude, Pastoral Vocacional, Articulação Juvenil Salesiana e nos mantemos sempre abertas a novos espaços de Comunicação em vista da Educação Integral da Juventude.

Visite o site de nosso Instituto: http://www.cgfmanet.org