Orientação Religiosa

O Projeto Político-Pedagógico-Pastoral do Mazzarello é inteiramente perpassado pelos princípios da filosofia humano-cristã e pelos critérios do Sistema Preventivo de Dom Bosco, que se explicitam no tripé: Razão (Diálogo), Religião (Sentido maior da vida), Amorevolezza (Amor manifestado).

Objetivo do Ensino Religioso é propiciar condições de desenvolvimento do universo interior do ser humano -nas suas relações com o Transcendente, com os seus semelhantes e consigo mesmo- e de seu protagonismo solidário na história. No âmbito de suas competências, cabe-lhe assessorar a Direção e as várias Coordenações da escola -Educacional, Pedagógica e de Turma- a fim de, juntas, trabalharem no desenvolvimento das atividades pastorais e de formação integral da personalidade do educando.

Além dos livros de Ensino Religioso da RSE, todo o ambiente do Mazzarello concorre para levar o aluno a refletir sobre o fenômeno religioso. Celebrações religiosas acontecem em momentos oportunos -Semana Santa, Mês de Maio, Ação de Graças etc- consolidando os conhecimentos recebidos neste âmbito. O respeito e o diálogo com alunos de outras religiões ocorrem normalmente, fazendo crescer a fraternidade entre todos.